terça-feira, 21 de agosto de 2012

CATÁLOGO: Amém


Mathieu e Ulrich: sem ninguém para ouvir. 

O diretor Costa-Gravas é reconhecido há tempos pelo teor político de seus filmes, se nos últimos anos as grandes premiações fazem de conta que ele não existe, por outro lado, suas obras continuam intrigantes e provocadoras. Amém foi lançado com grande estardalhaço em 2002 quando foi apresentado em festivais com o seu cartaz onde uma cruz de pontas quebradas representava o símbolo nazista, esta imagem com um título que evoca diretamente o catolicismo já foi suficiente para garantir o marketing polêmico antes do seu lançamento. O cartaz criado por Oliviero Toscani (o mesmo das campanhas da Benetton) é a maior provocação do filme, já que sua história sobre a ausência de intervenção da Igreja no Holocausto não é novidade para ninguém. Costa-Gravas prefere um caminho mais sútil do que a polêmica barata ao acompanhar dois sujeitos que tentaram alertar sobre o genocídio que acontecia na Alemanha, mas que ninguém deu importância. Um deles é Kurt Gerstein (interpretado por um inspirado Ulrich Tukur). Gerstein existiu de verdade, era tenente da SS e perito em química. Ele chama a atenção de seus colegas nazistas por ter criado um gás (Zyklon B) capaz de purificar a água consumida pelos soldados nos campos de batalha. Ele nem imagina que os campos de concentração utilizarão sua invenção nas câmaras de gás. Indignado com a situação, Gerstein procura ajuda, mas ninguém está disposto a se expor contra as ordens da gestapo. Gerstein opta por ser uma espécie de espião nos campos, sabotando o uso do produto quando possível até que encontre alguma ajuda. Quando ela chega é por conta de Riccardo Fontana (Mathieu Kassovitz), um padre filho de um conde muito influente perante o Papa Pio II, mas infelizmente as providências esperadas por ambos demoram a ser tomadas. Argumentos não faltam para que a igreja se silencie perante o extermínio de judeus. Alegam que Gerstein representa uma espécie de "teste" de fidelidade da igreja ao fürher, depois a Igreja exibe uma certa gratidão pelos nazistas terem combatido os ateus  comunistas na União Soviética (e ser contra o nazismo poderia ser interpretado politicamente como ser aliado de comunistas). Além de relações políticas referentes às taxas cobradas da Igreja e a preservação do Vaticano quando Roma é invadida pelos exército alemão. A Igreja só parece se dar conta do que está acontecendo quando começam a perseguir os judeus convertidos, mas aí já é tarde demais. Ao seguir as ações de seus protagonistas, o diretor expõe uma rede tão burocrática quanto hierárquica nos universos a que pertencem. Apesar de todas as provas colhidas por Gerstein, a Igreja abusa de justificativas para a inércia do Papa perante o extermínio de judeus. O filme revolta ainda mais o espectador pelo final pessimista, mas extremamente coeso com a trajerória de Gerstein e Fontana. Vale lembrar que Fontana não existiu de verdade, mas o autor da peça que deu origem ao filme, Rolf Hochhutt (que a encenou pela primeira vez em 1963), teria descoberto a existência de dois padres que teriam tentado alertar o Papa das atrocidades promovidas pelo bando de Hitler. Mais do que as infinitas vezes em que trens são mostrados indo e vindo, o interessante é como Costa-Gravas explora a sociedade alemã da época, onde as escolas trabalhavam deveres de casa que justificassem a ação nazista e a ideia de supremacia ariana era aceita naturalmente como justificativa ao  direcionamento dos judeus para "trabalhos forçados na indústria". No entanto, quem procura um Papa sanguinário irá se surpreender com a imagem passiva com que Pio II é mostrado no filme.   Infelizmente, como afirma a filósofa Viviane Mosé, "a indiferença é a aceitação do mal"

Amém (Amen/França-Alemanha-Romênia/2002) de Costa-Gravas com Ulrich Tukur, Mathieu Kassovitz, Ulrich Mühe, Sebastian Koch. 

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