quinta-feira, 12 de abril de 2012

KLÁSSIQO: Os Pássaros


Hedren: A hora da vingança?

Dia desses revi Os Pássaros de Hitchcock e perambulando pela internet encontrei um blog que consegue fazer algo que o filme nem se preocupa: dar uma explicação para o estranho fenômeno que ocorre na cidade litorânea de Bodega Bay (eu sei, o nome é hilariante). O que aconteceu pouco antes do filme ser rodado foi um suicídio de gaivotas na costa californiana causado pela intoxicação por ácido domóico. Mas obviamente que ver o filme de Hitchcock baseado no livro de Daphne Du Maurier é muito mais interessante do que qualquer explicação científica. O filme começa numa pacata loja de pássaros administrada pela elegante Melanie Daniels (Tippi Hedren, a mãe de Melanie Grifiths - portanto, sogra de Antonio Banderas), logo de início ela tem um desentendimento com um freguês chamado Mitch (Rod Taylor) por conta de dois periquitos namoradeiros que ele gostaria de comprar para a irmã. Não fica muito claro, mas os dois possuem uma história mal resolvida no passado por conta do fato dele ser advogado e ela ser filha de um magnata das comunicações. Puro pretexto para ela rumar para Bodega Bay levando a encomenda para ele. O que ela não imagina é que a cidadezinha será alvo de uma verdadeira invasão de pássaros mal intencionados. Melanie conhece a família de Mitch (especialmente sua estranha mãe vivida por Jessica Tandy) e conforme o roteiro aprofunda a relação entre os personagens a invasão dos passarinhos se desenha com acontecimentos esquisitos até que se torna decretada uma guerra entre eles e os habitantes. A cidade vira um caos, acidentes e mortes horripilantes acontecem na vizinhança até o ponto dos personagens principais ficarem presos em suas próprias gaiolas  casas. Quando foi lançado o filme foi um dos menos elogiados do diretor, mas ainda hoje se percebe seus méritos, não apenas na construção do suspense, mas do filme enquanto obra de suspense/horro. Ainda impressiona o som ensurdecedor dos pássaros durante os ataques (como se fosse uma sinfonia histérica e angustiante quanto a de Psicose/1960), a construção das cenas como a dos pássaros se acumulando no playground da escola ou a arrepiante cena final com a cidade coberta por aves. Embora pareçam toscos para os padrões atuais, o filme foi indicado ao Oscar de Efeitos Especiais (e perdeu para Cleópatra) por conta das da eficiência sufocante de cenas como a de Melanie sendo atacada no sótão. Hitchcock não perde tempo com explicações e prefere deixar a imaginação do expectador preencher esse espaço. Afinal seria uma vingança dos pássaros à mulher que ganha a vida colocando-os em gaiolas? Será que o namoro dos periquitos incomoda a passarada?  Será que as gaivotas querem libertá-los por algum motivo especial? Será que alguém controla os pássaros? A verdade é que o medo do inexplicável ainda faz com que o longa conquiste admiradores. Sei que minhas explicações são até risíveis, mas falando nisso é muito engraçado como existia um padrão tão rígido no glamour de Hollywood que prefiro acreditar que Hitchcock está sendo irônico quando coloca a sempre arrumada Melanie andando pela praia de salto alto - isso antes de fazê-la quase um espantalho no final do filme. Só para lembrar, a ideia do filme foi reaproveitada descaradamente em 1999 naquele terror chamado Morcegos - onde você pode imaginar o que acontece numa cidadezinha pacata do Texas...

Os Pássaros (The Birds/ 1964 - EUA) de Alfred Hitchcock com Tippi Hedren, Rod Taylor, Jessica Tandy, Veronica Cartwrigth e Charles McGraw. 

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