sábado, 28 de janeiro de 2012

CATÁLOGO: Tumbleweeds

McTeer: a alma esquecida de Tumbleweeds.

Faz tempo que assisiti à Tumbleweeds um road movie independente estrelado por uma atriz inglesa desconhecida e que parece com tantos outros que abordam o relacionamento de uma mãe meio maluquete com sua filha adolescente em suas andanças pelo mundo. No fim das contas o filme ficou gravado na minha mente como aquele estrelado por uma atriz indicada ao Oscar, a qual ninguém lembrava mais. Apesar de ter levado para casa o Globo de Ouro de Melhor Atriz de Comédia/Musical em 2000 por sua atuação no longa de Gavin O'Connor (que garantiu a presença de Nick Nolte no páreo do Oscar neste ano por Guerreiro),  a inglesa Janet McTeer permaneceu fazendo os mesmos filmes que teria feito se Hollywood não colocasse os holofotes sobre ela (dedicou-se muito ao teatro britânico e a produções para TV). O filme recebeu por aqui o acréscimo de Livre Para Amar e não recebeu muita atenção nos cinemas ou em DVD, mas merece uma olhada para conhecer o trabalho de Janet que concorre ao Oscar deste ano como atriz coadjuvante por Albert Nobbs. Janet tem bons momentos como Mary Jo Walker, uma mulher divorciada que vive ao lado de sua filha (Kimberly J. Brown), de 12 anos, indo de cidade em cidade fugindo de relacionamentos falidos. Quando ela procura um novo início para sua vida em San Diego, ela acaba se envolvendo com um caminhoneiro (vivido com grande desenvoltura pelo diretor O'Connor) que as ajudou na viagem e que mudará a rotina da relação entre mãe e filha.  O argumento de Angela Shelton lapidado pelo roteiro do diretor parece nunca caminhar. O que vemos é uma sucessão de fatos cotidianos de uma família incomum filmados com alguma simpatia, realismo e algumas surtadas da protagonista.  Por vezes Mary Jo parece uma chata neurótica e mesmo sabendo que seu caso com o tal caminhoneiro está fadado ao fracasso, conseguimos até simpatizar com ele. O'Connor tenta dar várias nuances psicológicas aos seus personagens, mas está sempre no meio do caminho (tenta abordar a dependência de Mary Jo para depois descambar em mais uma fuga desenfreada, seu despeito em perceber o quanto esse processo é difícil para a filha adolescente). Mas o maior problema do filme é que tem todos os cacoetes dos filmes independentes sobre personagens disfuncionais e não faz muito esforço para se distanciar disso, mesmo assim custou pouco mais de 300 mil e rendeu o triplo disso somente nas bilheterias americanas - mas sem a atuação inspirada de McTeer provavelmente o filme teria passado em branco até na minha memória.  

Tumbleweeds - Livre para Amar (Tumbleweeds/EUA-1999)  de Gavin O'Connor com Janet McTeer, Kimberly J. Brown, Jay O. Sanders e Gavin O'Connor. 

Um comentário:

  1. Ih, Matheus é complicado. Eu assisti na TV aberta e de vez em quando o chamam de "Livre para Amar", talvez vc encontre com esse nome em alguma locadora grande que não se desfez do acervo mais antigo ou então em algum site que curte filmes independentes. Boa sorte!

    ResponderExcluir