terça-feira, 1 de março de 2011

GANHADORES DO OSCAR 2011


Bale, Portman, Leo e Firth: A nata de 2010.

Vou começar admitindo que os meus palpites resultaram num fiasco na premiação do Oscar de ontem! Mas, ao mesmo tempo, fiquei feliz em ver um equilíbrio entre os ganhadores, sem ter aquele filme que leva tudo para a casa. Afinal de contas, foi um ano atípico de poucos filmes bons durante o ano, tendo muitos lançamentos relevantes nos últimos meses de 2010. Filmes que conquistaram público, crítica e indicações ao Oscar - e que devem estar fazendo os produtores repensarem alguns de seus paradigmas com relação às estratégias adotadas durante o ano. Quanto à festa a achei bem sem graça, sem números especiais (coral de criancinhas, Bob Hope, Celine Dion cantando para os mortos - definitivamente eles mereciam mais respeito!) onde o único acerto já entregava o ouro da categoria principal (afinal, a excelente montagem com cenas dos dez concorrentes ao prêmio de Melhor Filme ao som do Discurso do Rei já mostrava o que David Fincher não queria acreditar) . Enquanto Anne Hathaway se esforçava,  James Franco fazia aquela cara de sorriso amarelo e olhos apertados como se estivesse curtindo um barato. Devia estar disfarçando a insatisfação em saber que perderia o prêmio de  ator. Bem, vamos aos ganhadores do Oscar deste ano (o rostinho feliz ilustra meus módicos acertos) e meus modestos comentários:

MELHOR FILME: O Discurso do Rei
Comentário: Todo mundo ficou em dúvida de quem iria levar o prêmio e a Academia preferiu concordar com o BAFTA e outros prêmios que descobriram os méritos deste drama histórico de um diretor novato. Só para terminar, A Origem e Cisne Negro não precisam desta estatueta para serem clássicos e A Rede Social era frio demais para os padrões da Academia.
MELHOR DIRETOR: Tom Hooper (O Discurso do Rei)
Comentário: Acho que todos os cineastas agora irão ouvir mais os conselhos de suas mães. Para quem achava O Discurso do Rei conservador a coisa deve ganhou proporções astronômicas com o arremate do discurso do cara. Num ano de concorrentes famosos por radicalismos, Hooper roubou a cena.
MELHOR ATOR: Colin Firth (O Discurso do Rei)
Comentário: Firth deveria ter ganho no ano passado por Direito de Amar. Não que sua atuação como o gago George VI não seja inesquecível, mas o  I'm sorry factor da Academia ajudou.
MELHOR ATRIZ: Natalie Portman, (Cisne Negro)
Comentário: Surpresa para alguém? Claro que não, Portman está magnífica como a bailarina surtada de Darren Aronofsky. Até Anette Benning curtiu o prêmio, notaram? Muito nobre para quem perde pela quarta vez.
MELHOR ATOR COADJUVANTE: Christian Bale (O Vencedor)
Comentário: O maior oponente do Batman era ele mesmo. Nem  a má fama de Bale era capaz de lhe tirar a estatueta. O cara já era um dos melhores de sua geração desde a década passada - e o curioso é que ele e Portman começaram bem novinhos diante das câmeras.
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE: Melissa Leo (O Vencedor)
Comentário: eu ia ficar muito chateado se Leo perdesse o Oscar por conta dos comentários realizados acerca de sua campanha desengonçada para ganhar o prêmio. No fim das contas, a Academia preferiu honrar uma das melhores atrizes em exercício. Esse é apenas mais um passo numa carreira que promete várias indicações futuras.
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL: O Discurso do Rei
Comentário: Pode ser bem escrito mas... é mais original do que A Origem?
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO: A Rede Social
Comentário: A palavra lapidada por Aaron Sorkin é a mola mestra do filme de Fincher.
MELHOR FOTOGRAFIA: A Origem
Comentário: Surpresaaaaa! O filme de Nolan deve ter chamado atenção pelas várias tonalidades impressas em cada camada narrativa de sua trama.
MELHOR DIREÇÃO DE ARTE: Alice no País das Maravilhas
Comentário: Acho que a Academia captou bem o segundo melhor aspecto do filme (o melhor é Helena Bonhan Carter fazendo sua primeira rainha do ano)
MELHOR TRILHA SONORA: A Rede Social
Comentário: Sou fã de Trent Reznor desde que ele apareceu no cenário mausical, mas ele ainda não me convenceu de que a trilha de Social Network é melhor do que a de Hans Zimmer para A Origem.
MELHOR MIXAGEM DE SOM: A Origem
Comentário: Acho que todo prêmio que A Origem ganhar tem um gosto de consolação, por mais que todos sejam muito merecidos.
MELHOR EDIÇÃO DE SOM: A Origem
Comentário: Eu acho que o filme ainda merecia, no mínimo, o de roteiro original...
MELHOR ANIMAÇÃO: Toy Story 3
Comentário: Quando o filme apareceu entre os dez indicados a melhor filme (sendo o favorito de Tarantino) todo mundo sabia que ele ganharia esta barbada.
MELHOR CURTA DE ANIMAÇÃO: The Lost Thing
Comentário: Eu errei e um bando de gente também...
MELHOR FILME ESTRANGEIRO: “In a Better World” (Dinamarca)
Comentário: Apesar de ser sobre bullying (o tema da moda) o filme se Suzanne Bier (da versão original de Entre dois Irmãos) era o mais leve da competição. Eu achava que finalmente o Oscar daria alguma coisa para Alejandro Gonzalez Iñarritú. Mas, talvez, seu último filme não seja tão Biutiful assim.
MELHOR MAQUIAGEM: O Lobisomem
Comentário: A única coisa que presta no filme.
MELHOR FIGURINO: Alice no País das Maravilhas
Comentário: Uma das poucas coisas que prestam no filme...
MELHOR DOCUMENTÁRIO (CURTA): Strangers No More
Comentário: Vou lembrar para sempre da fala de Jake Gyllenhaal sobre como os curtas estragam nossas chances no bolão...
MELHOR CURTA DE FICÇÃO: God of Love
Comentário: Foi apenas eu ou percebeu que nasceu uma estrela quando aquele cara de cabelo esquisito subiu no palco? Vejo um longa metragem dele em breve entrando em cartaz...
MELHOR DOCUMENTÁRIO: Trabalho Interno
Comentário: Se Lixo Extraordinário perdeu o Brasil parece estar cada vez mais se acostumando a ver seu cinema desvalorizado no Oscar. Trabalho Interno é um longa interessante, mas me parece muito com os filmes que Michael Moore já está cansado de fazer.
MELHORES EFEITOS VISUAIS: A Origem
Comentário:  Se o filme perdesse este prêmio seria um crime inafiançável!!!!
MELHOR MONTAGEM: A Rede Social
Comentário: O filme de Fincher tem um corte realmente preciso. Mas a ausência de A Origem ainda não se justifica.
MELHOR CANÇÃO: “We Belong Together”, Toy Story 3
Comentário: Foi uma das categorias mais legais de se ver. Retornando à noite do Oscar a categoria rendeu números musicais curtos, mas que deu para divertir: Florence só não estava mais tensa do que Gwyneth Paltrow que parecia ter areia nos olhos de tanto que piscava. Se Randy Newman ganhou - mesmo parecendo cantar com a boca cheia - foi Zachary Levy e Mandy Moore que cantaram mais do que eu imaginava. Mas a revelação mesmo foram as toneladas perdidas por Jennifer Hudson que apresentou o prêmio.

Placar:
O DISCURSO DO REI: 04 - A ORIGEM: 04 - A REDE SOCIAL: 03 
O VENCEDOR: 02 - TOY STORY: 02 - ALICE: 02 - CISNE NEGRO: 01 -O LOBISOMEN: 01

ACERTOS: 14 (de 24 palpites... tenho que melhorar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário