domingo, 2 de janeiro de 2011

DVD: "Detenção" | "Experiência"

Detenção: Adrien Brody numa refilmagem longe de ser perfeita.

Obviamente que no meio da crise criativa de Hollywood apelar para refilmagens de sucessos estrangeiros entraram em pauta. Uma delas foi lançada direto em DVD tanto aqui quanto nos EUA, Detenção do diretor Paul T. Scheuring (da série Prision Break) é a versão americana do sucesso alemão Das Experiment, lançado por aqui com o nome de Experiência. O filme alemão de Oliver Hirschbiegel é um primor no tom claustrofóbico adaptação do livro The Black Box, onde narrava uma experiência real ocorrida na Universidade de Oxford no ano de 1971. O experimento consistia em colocar 26 homens divididos em dois grupos dentro de uma construção que simulava uma prisão, um grupo vestia-se de policial e devia zelar pelas regras do experimento. O outro grupo ficava em celas vestidos de prisioneiros. Com o tempo notava-se que os dois grupos começavam a se comportar de acordo com suas vestes, especialmente o grupo "policial", mas na história real, quando se percebia que a violência iria explodir os psicólogos comportamentalistas pararam a pesquisa. Nos dois filmes não é isso que acontece. Mas enquanto Das Experiment consegue manter a tensão do início ao fim, Detenção fica pelo meio do caminho se contentando em preencher a tela com uma violência ainda mais explícita do que o original. Enquanto o nome mais conhecido do longa alemão era Moritz Bleibtreu (visto recentemente em Soul Kitchen), a versão americana conta com os oscarizados Adrien Brody (O Pianista) e Forrest Whitaker (O Último Rei da Escócia) o que não deixa de ser uma esperteza. Afinal, o mocinho desde o primeiro minuto tem biotipo judeu e está preso numa cela e o "vilão", líder do grupo "policial" é negro e age como o ditador de Uganda. Ao evocar os dois famosos personagens de seus atores o filme deixa ainda mais acentuada a sensação de dejá vù. Mas enquanto Brody faz o que pode em seu personagem assistente social, bom moço e unidimensional (apresentado desde o início com tendências humanitárias e comunistas, bem diferente do jornalista provocador da versão alemã ), Whitaker acaba se perdendo no meio de tiques de um personagem tolhido no mundo real e que percebe ali a chance e libertar seu lado mais obscuro. Desde as primeiras cenas com animais se devorando sabemos que a coisa vai descambar para a violência física e psicológica e o diretor Scheuring faz uma direção sem firulas, sem qualquer criatividade nos enquadramentos e tenta criar dramas utilizando metáforas que nem sempre funcionam como o esperado (como ficar mencionando o personagem Flying Man ou ressaltar o romance de Brody com aquela garota sem sal de Lost). O resultado acaba sendo óbvio demais, totalmente diferente da atmosfera precisa do filme alemão que tinha violência, mas que tratava com elegância e estilo a decadência moral de um grupo de homens guiados pelo que vestiam.

Das Experiment: atmosfera claustrofóbica é o trunfo do filme.

Detenção (The Experiment/EUA-2010) De Paul T. Scheuring com Adrien Brody, Forrest Whitaker, Cam Gigandet, Maggie Grace e Fisher Stevens. 

Experiência (Das Experiment / Alemanha - 2001) de Oliver Hirschbiegel com Moritz Bleibtreu, Christian Berkel e Danny Richter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário