quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

OS MELHORES DE 2010

Todo fim de ano que se preze merece destacar os seus melhores lançamentos. 2010 foi fraco de lançamentos e alguns destaques ficaram por conta dos lançamentos de 2009 que só chegaram por aqui neste ano. De brinde os escolhidos entre os lançados ano passado

Melhor Filme
 
 A Origem
Num ano de criatividade escassa os sonhos referenciais de Christopher Nolan salvaram a lavoura! Outros favoritos: A Estrada - Almas à Venda – Direito de Amar – A Fita Branca
[Em 2009: Entre os Muros da Escola]

Melhor Diretor
Christopher Nolan (A Origem)
Depois de O Cavaleiro das Trevas, Nolan mostra que pode fazer de tudo em Hollywood. Outros Favoritos: John Hillcoat (A Estrada) – Tom Ford (Direito de Amar) – Lone Scherfig (Educação) – Michael Haneke (A Fita Branca)
[Em 2009: Laurent Cantet / Entre os Muros da Escola]

Melhor Ator
Colin Firth (Direito de Amar)
Firth dá uma aula de interpretação. Intimista até o osso o cara provou ser um dos melhores atores da atualidade ao encarnar os dilemas de um professor homossexual viúvo na década de 1960 que contempla o suicídio.  Outros Favoritos: Leonardo DiCaprio (Ilha do Medo/A Origem) – Jesse Eisenberg (A Rede Social) – Viggo Mortensen (A Estrada) – Paul Giamatti (Almas à venda) - Michael Stuhlbarg (Um Homem Sério)
[Em 2009: Vincent Cassel /Inimigo Público nº1]

Melhor Atriz
 Carey Mulligan (Educação)
Mulligan se tornou a queridinha dos cinéfilos crescendo diante dos nossos olhos como a adorável Jenny - que deve esquecer os atalhos para não perder seu objetivo: ser ela mesma. Outras Favoritas: Gabourey Sidibe (Preciosa) – Annete Bening (Minhas mães e meu pai) – Abbie Cornish (Brilho de uma Paixão) - Kim Hye-já (Mother)
[Em 2009: Kate Winslet /Foi Apenas um Sonho]

Melhor Ator Coadjuvante
 
Andrew Garfield (A Rede Social)
Há quem considere os elogios a Garfield por ele ser a fagulha mais humana na criação do Facebook. Mas a verdade é que este ator inglês promete fazer barulho nos próximos anos - com ou sem o uniforme de Spider Man! Outros Favoritos: Mark Rufallo (Minhas mães e meu pai) - Frank Langella (A Caixa) - Alfred Molina (Educação) - Nicolas Hoult (Direito de Amar)
[Em 2009: Christoph Waltz / Bastardos Inglórios]

Melhor Atriz Coadjuvante
 
Mo’Nique (Preciosa)
Quem sou eu para discordar dos mais de trinta prêmios que essa ex-rapper ganhou por sua furiosa atuação como uma das criaturas mais desagradáveis do cinema. Melhor que isso é a fúria com que Mo'Nique devora sua personagem diante da câmera. Outros Favoritos: Chloe Moretz (Kick Ass) – Helena Bonhan Carter (Alice no País das Maravilhas) - Marion Cotillard (A Origem/Nine) – Julianne Moore (Direito de Amar/Minhas mães e meu pai)
[Em 2009: Taraji P. Henson / O Curioso Caso de Benjamin Button]

Melhor Roteiro Adaptado
A Estrada
Baseado no livro de Cormac McCarthy (e ignorado nas premiações) o filme de John Hillcoat é uma das coisas mais demprimentes que eu já vi. Num mundo pós-apocalíptico, pai e filho tentam sobreviver num mundo em frangalhos que se parece muito com o futuro anunciado pelos jornais todos os dias.  Outros Favoritos: O Segredo dos seus olhos - Direito de Amar – Educação – Preciosa
[Em 2009: Frost/Nixon]

Melhor Roteiro Original
 
A Origem
Precisa dizer  o motivo da escolha? Eu devo ter visto o filme de Nolan quase uma dezena de vezes e não consigo parar de ver camadas em sua narrativa. Nolan demorou dez anos para criar sua trama sobre invasores de sonhos e o resultado é brilhante. Outros Favoritos: Toy Story 3 – Almas à venda - Um Homem Sério – A Fita Branca
[Em 2009: 3 Macacos]

Melhor Animação
Toy Story 3
Lembro quando vi o primeiro Toy Story no cinema e fiquei fascinado com os brinquedos que não queriam ser esquecidos. O clima de nostalgia cresceu no segundo filme e chega ao auge nessa magistral conclusão da saga dos brinquedos do menino Andy.  Outros Favoritos: Como Treinar o Seu Dragão – Ponyo – Megamente – Meu Malvado Favorito.
[Em 2009: O Fantástico Senhor Raposo]

Nenhum comentário:

Postar um comentário