domingo, 17 de outubro de 2010

DVD: COMO TREINAR O SEU DRAGÃO


Como Treinar: Soluço e seu dragão (que parce um gatinho)

Não precisava ser um gênio cinéfilo para notar que em sua terceira aventura o ogro Shrek perdeu fôlego. O estúdio do ogro, que não é bobo, providenciou logo um novo sucesso capaz de iniciar uma nova franquia para o estúdio. Como Treinar o seu Dragão promete dar novo fôlego ao estúdio de Steven Spielberg, que há tempos andava plageando seu próprio estilo de forma exaustiva. O filme já havia ganho minha simpatia antes mesmo de ser lançado naquele trailer bem bolado em que Soluço fazia pipoca utilizando o fogo cuspido de um dragão, mas em sua nova animação o roteiro deixa a malandragem de lado e investe na criação de um universo próprio cheio de possibilidades - no caso uma terra habitada por vikings constantemente ameaçados por dragões que roubam seus mantimentos além de vitimar moradores. Nem mesmo o fato do filho do líder viking ser um magricelo desajeitado que deseja ser reconhecimento prejudica sua narrativa. Soluço (os habitantes tem nomes estranhos para espantar criaturas malignas) é um adolescente que enfrenta problemas para explorar sua "vikindade" nada aparente, o fato dele estar prestes a ir para a escola de abater dragões só aumenta a pressão de ser filho do chefe do vilarejo, o Imenso (dublado por Gerard Butler). Mas aos poucos Soluço começa a ser admirado por seus dotes em domar dragões, que até o momento ninguém sabe muito bem quais são. O rapazinho começa a descobrir seus métodos fora dos livros ao capturar o temido dragão Fúria da Noite, assim conquista não só um amigo valioso como descobre alguns segredos que até então ninguém ousou descobrir sobre esses temidos seres alados. Não é difícil imaginar como as coisas vão terminar, mas nada prejudica nosso prazer em ver uma trama que bebe na fonte dos animais de estimação (foi só eu ou mais alguém percebeu que o dragão de Soluço tem os trejeitos de um gato?) com muito respeito ao público infantil e adulto, que (espero) que permaneça nas possíveis continuações.  O ritmo de aventura, o visual caprichado (que ajudou os efeitos 3D conferido nos cinemas) e o senso de humor pueril completam a sessão dessa animação que deve concorrer a prêmios na temporada de ouro que se aproxima. O filme é baseado na série de livros de Cressida Cowell e recebe tratamento adequado da dupla de diretores Dean DeBlois e Chris Sanders (os mesmos de "Lilo & Stitch").

Como Treinar o Seu Dragão (How to train your Dragon/EUA-2010) de  Dean DeBlois e Chris Sanders com vozes de Jay Baruchel, Gerard Butler e America Ferrera. ☻☻☻

Um comentário:

  1. Ah, que alívio! Pensei ter sido idiota quando chorei no final do filme...
    Como boa lembrança, deixo registrada a cena em que o dragãozinho (fofo!) faz rabiscos com galho de árvore no chão, o que promove uma brincadeira meio dança maravilhosa com o Soluço! Fundo musical belíssimo, inesquecível!
    Mais uma opinião em comum. Belo registro, Wellington, obrigada pelo presente!

    ResponderExcluir