quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Combo: Brinquedos

Faz tempo que os brinquedos fascinam os roteiristas de Hollywood, mas nem sempre a coisa funciona. Se Toy Story fez sucesso, um outro tanto de produções decepcionaram. Entre produções mais e menos famosas eu destaquei essas:

05 Toys - A Revolta dos Brinquedos (1992) Robin Williams se achava o cara mais engraçado do mundo quando topou se meter nessa produção pretensiosa, sem graça e da qual ninguém gostou. A decepção só aumenta quando vemos que o diretor dessa presepada é Barry Levinson (de Rain Man e Bugsy). A trama é sobre um adulto (Robin, bancando uma espécie de adulto que não quer crescer, ou seja, um idiota) que resolve salvar a fábrica de brinquedos de seu pai das garras do seu tio malvado. Na empreitada ele conta com a ajuda da irmã (Joan Cusack) e a namorada (Robin Wright). Confesso que vi poucos minutos do filme, me sentia um idiota vendo um bando de adultos se comportando como se fossem brinquedos, acho que muita gente sentiu isso, já que o filme foi um grande fracasso. 
04 Pequenos Guerreiros (1998) Depois do primeiro Toy Story, não demorou muito para providenciarem uma espécie de versão em carne e osso, cheia de clichês no roteiro. Pequenos Guerreiros mostra uma guerra de bibelôs que são inimigos desde a fábrica. Enquanto Tommy Lee Jones e Cristina Ricci emprestam as vozes para os brinquedos, Kirsten Dunst é o nome mais famoso que vemos na tela. Apesar de ter feito algum sucesso nos cinemas a trama de cunho politicamente correto (oa monstrinhos são bonzinhos e os soldados são malvados) não ajuda muito tornando tudo muito previsível.  Mas como brincadeira dá até para passar o tempo.
03 Meu Herói de Brinquedo (1996) Você nem deve lembrar de TurboMan, o boneco de super-herói que fazia Arnold Schwarzennegger passar por apuros às vésperas de natal. O filme foi a última comédia que o fortão protagonizou e contava ainda com coadjuvantes do porte de Rita Wilson (A senhora Tom Hanks) e Jake Loyd (o moleque talentoso que mais tarde encarnou o menino Anakin Sywalker). Inofensivo, bobinho e de roteiro sem grandes surpresas, o filme não foi um sucesso. Quem diria que um herói de plástico derrotaria o parrudo Exterminador do Futuro? Mas sempre tem um estado nos EUA que precisa de governadores de apelo popular, não é?

02 Brinquedo Assassino (1988) Chucky entrou para o imaginário popular como aquele boneco de cara feia (mesmo quando fingia ser bonzinho) e roupa de Fofão. O brinquedo que todo mundo temia por ser a encarnação de um psicopata (?!) acabou virando um pastiche de si mesmo rendendo filmes cada vez mais risíveis até descambar para a paródia geral que deram ao boneco maligno uma noiva (dublada por Jennifer Tilly, quem diria) e até um filho. No fim das contas ele voltou a ser o que era: um alvo de brincadeiras!

01 Pinóquio (1940) O clássico da Disney imortalizou o boneco de madeira que queria ser menino. Além do nariz que crescia quando contava uma mentira, do grilo falante que funcionava como consciência do personagem e a fada madrinha capaz de realizar o maior desejo do brinquedo mais popular da literatura, o filme tem uma habilidade irresistível em conquistar o público. A prova do mérito da Disney foi comprovada nas outras aventuras do boneco na telona: uma com Martin Landau que era eficiente, mas sombria demais e outra (vexatória) com Roberto Benigni pós-A Vida é Bela, ambas não vingaram nas telas e no imaginário coletivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário